(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Celebrações da fundação da UE: Dia da Europa em Leiria

Celebrações da fundação da UE: Dia da Europa em Leiria

O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Câmara Municipal de Leiria, com a colaboração de várias entidades locais, organizam um conjunto de actividades em Leiria para marcar o Dia da Europa de 2023.

Assim, no dia 9 de Maio, entre as 14h00 e as 19h00, o programa decorrerá no Largo de São Pedro e no Castelo de Leiria, com actividades abertas ao público, com um foco nos jovens, e uma sessão protocolar que inclui um diálogo com promotores de projectos que mostram a diversidade e o impacto concreto da União Europeia em Portugal e conta com a participação da comissária europeia Elisa Ferreira.

As celebrações em Leiria têm início no sábado, dia 6 de Maio, com um encontro entre eurodeputados e jovens (membros da comunidade unidos.eu e de associações juvenis), um debate com eurodeputados aberto ao público em geral e um concerto.

O Dia da Europa assinala-se também em Estrasburgo, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu que decorre de 8 a 11 de Maio, e em Bruxelas, com o festival do Ano Europeu das Competências.

O Dia da Europa, 9 de Maio, assinala a histórica Declaração Schuman, considerada como o momento fundador da actual União Europeia e garantia dos valores da paz, solidariedade e democracia. Este momento que simboliza os valores e a unidade europeia é celebrado pelos europeus em todos os Estados-Membros.

Na sequência dos anos de pandemia e da invasão da Rússia à Ucrânia, seguida de uma crise económica e energética que afecta os europeus, as comemorações do Dia da Europa de 2023 pretendem sublinhar o compromisso da UE com o reforço dos valores universais da liberdade e democracia.

A programação completa das actividades do Dia da Europa poderá ser consultada na página dedicada e nas contas das redes sociais do Parlamento Europeu – Twitter, Facebook e Instagram –, da Comissão Europeia em Portugal – Twitter, Facebook e Instagram – e da CML – Facebook e Instagram – com os marcadores #EuropeDay e #DiadaEuropa.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.