Caros amigos, por estes dias chegou-vos um pedido de pagamento de quotas para a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Golpilheira (APEEG). Sabemos que o ensino público em Portugal é totalmente gratuito, pelo que não há qualquer obrigação de pagamento. Mas peço-vos uns minutos para explicar – o melhor que posso – como é importante o vosso apoio.
As escolas não são todas iguais; umas têm melhores condições do que outras. Não só as físicas; as humanas também. A APEEG surge, primeiramente, com este intuito, de nos fazer sentir que esta não é só mais uma escola, mas sim a “nossa” escola. Os objectivos cruciais da associação são:
1. Representar os pais no meio escolar, servir de ponte eficaz entre pais e alunos, professores e os centros decisores (agrupamento de escolas, câmara, junta, etc.).
2. Garantir que têm sempre as melhores condições a que têm direito. E, depois, é como em tudo na vida: para que qualquer acção ou reivindicação tenha sucesso, é preciso estarmos organizados. Dou alguns exemplos de acções que estão fora do âmbito do ensino público e que só acontecem devido à existência da APEEG:
- Fazer bolinhos de Todos-os-Santos
- Feirinha do Dia da Freguesia
- Apresentação de Natal
- Presentes de Natal e o próprio pai-natal
- Apoio à visita de estudo anual
- Presentes do Dia da Criança e de recepção no novo ano lectivo
- Impressões e fotocópias feitas na escola pelos professores para as crianças
Tomamos tudo isto por garantido, mas só acontece porque os pais as fazem acontecer; oferecendo o seu tempo, sua paciência e seu dinheiro. Há ainda as acções a longo prazo que queremos ver realizadas este ano:
- Hortinha pedagógica no recreio
- Renovação da biblioteca
- Melhoria do recreio com equipamento (devidamente homologado) que promova a actividade física e diversão das crianças.
Há ainda muito a fazer e convido todos a juntarem-se a nós. Qualquer altura do ano é óptima; mostrem o vosso interesse! As crianças precisam dos pais presentes na vida escolar, principalmente nestas idades. Agradeço desde já o vosso apoio.
AMR