(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Cruz e ícone mariano: símbolos da JMJ na Batalha (e Golpilheira)

Cruz e ícone mariano: símbolos da JMJ na Batalha (e Golpilheira)

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tem dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”. Nos meses que antecedem cada JMJ, estes símbolos partem em peregrinação para o país organizador, percorrendo dioceses, comunidades, espaços diversos, ao encontro dos jovens nas suas comunidades e ambientes.

Com 3,8 metros de altura e feita de madeira, a Cruz Peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países.

Desde 2003 que esta cruz conta com a companhia do Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura.

Na Batalha (e Golpilheira)

Durante este mês de Maio, os símbolos andam pela diocese Leiria-Fátima, tendo sido recebidos a 30 de Abril, da Diocese de Coimbra, pelo bispo D. José Ornelas. Já percorreu várias vigararias, paróquias, comunidades, santuários, escolas, empresas… e participaram na Peregrinação Aniversária de 12 e 13 de Maio, no Santuário de Fátima.

De 25 a 27 de Maio, estão na Vigararia da Batalha, com um programa que poderá consultar na imagem abaixo. No dia 25 será apenas o acolhimento, na capela da Amieira, onde ficarão durante a noite.

No dia 26, sublinhamos a passagem pela Golpilheira, entre as 13h00 e as 13h45. Acolhidos pelo toque festivo dos sinos, os símbolos poderão percorrer algumas ruas da localidade em carrinha aberta, parando no largo do Centro Recreativo. Daí serão levados a pé para a igreja, pelas pessoas que queiram transportá-los, seguindo-se um momento de oração, presidida pelo pároco, padre Armindo Ferreira. Todas as crianças, jovens e adultos que possam e queiram, poderão acompanhar estes momentos que serão únicos, provavelmente, na história da nossa Comunidade Cristã da Golpilheira. Pelas 13h45, os símbolos serão levados, rumo ao Agrupamento de Escolas da Batalha.

Outro momento a destacar será, pelas 15h00, uma largada de balões biodegradáveis no parque de eventos Santa Maria da Vitória, junto à zona desportiva da vila. E também, a partir das 20h00, a procissão de velas a partir da Misericórdia da Batalha, nas Brancas, até ao ringue das Cancelas. Depois, os símbolos serão acompanhados por quem se juntar, passando pela feira do livro, na Praça Mouzinho de Albuquerque, até ao Mosteiro da Batalha. Aqui, pelas 21h30, decorrerá uma oração jovem presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas, e aberta a todos os diocesanos.

A despedida será numa missa, também presidida pelo bispo, às 09h30, no Mosteiro.

LMF

(programa na Golpilheira – a negrito – editado pelas 09h00 de 26/05/2023)

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.