(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Jornadas Mundiais da Juventude reúnem 1 milhão e meio numa Celebração Inspiradora

Jornadas Mundiais da Juventude reúnem 1 milhão e meio numa Celebração Inspiradora

Uma onda de fé e entusiasmo varreu a cidade de Lisboa durante as recentes Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), um evento de grande envergadura global que juntou jovens de todos os países do mundo (exceto 1) para celebrar a sua espiritualidade e partilhar experiências únicas de convívio e aprendizagem. Com a presença do Papa Francisco e de uma série de líderes religiosos, políticos e culturais, as JMJ deste ano tornaram-se um testemunho emocionante da unidade e diversidade da juventude global.

O ponto alto das JMJ foi a emocionante Missa de Encerramento, presidida pelo Papa Francisco, onde tantos jovens se reuniram para ouvir as suas palavras de inspiração e reflexão. No seu discurso, o Papa realçou a importância da compaixão, da solidariedade e do respeito pelas diferenças como pilares para um mundo mais justo e pacífico. “Os jovens são um símbolo de paz para o mundo, um testemunho de como as diversas nacionalidades, as línguas e as histórias podem unir em vez de dividir”, a “esperança para um mundo diferente”, encorajou o Papa Francisco.

As JMJ proporcionaram também um espaço para discussões significativas sobre temas urgentes que afetam os jovens a nível global, como a igualdade de género, a inclusão social e os desafios da era digital.

Além das atividades religiosas e de reflexão, as JMJ incluíram também apresentações artísticas e ações de voluntariado por toda a cidade. Os jovens voluntários uniram-se para realizar projetos comunitários, demonstrando que a compaixão e a ação prática podem fazer a diferença nas vidas das pessoas.

As Jornadas Mundiais da Juventude de 2023 provaram uma vez mais ser um evento que transcende fronteiras e diferenças culturais, unindo jovens de todo o mundo num espírito de celebração, fé e esperança. Enquanto Lisboa regressa à sua rotina diária, o legado das JMJ permanecerá como um farol de inspiração para os jovens e para a humanidade como um todo.

 

Batalhense partilha a sua transformadora jornada na JMJ Lisboa 2023: Uma Experiência de Fé e Encontro com o Mundo

Ângela Susano, de 34 anos, mergulhou numa jornada espiritual profunda ao participar nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) realizadas em Lisboa. Acompanhada pelo seu antigo grupo de jovens paroquial, Ângela partilhou com o Jornal da Golpilheira as suas experiências marcantes e os ensinamentos que trouxe consigo.

 

Quais os momentos que mais te marcaram durante o evento?

Podia dizer que todos os momentos foram significativos, pois a Jornada é uma experiência única onde tudo se entrelaça. No entanto, o que realmente guardo comigo é o momento da Vigília no Campo da Graça com o Papa Francisco, o ambiente incrível que tive a oportunidade de viver e as pessoas que tive oportunidade de conhecer, provenientes de várias nacionalidades e culturas.

  Quais as lições que absorveste durante a tua estadia em Lisboa?

A vivência da fé é muito mais diversificada e rica do que podemos imaginar; e isso enriqueceu-me imenso.

  Quais as mudanças que surgem no teu coração após a participação na Jornada?

Sinto que cresci em todos os aspetos, tanto pessoalmente como na minha relação com os outros e, principalmente, comigo mesma. A fé enriquece-nos tanto nos momentos de alegria como nos desafios.

 

Sentes uma “influência divina” na tua jornada de vida?

Deus tem-se manifestado de várias formas na minha vida. Não apenas através das pessoas incríveis que tenho conhecido, mas também por meio de todas as experiências que vivi ao longo desta jornada de 34 anos. Tenho pedido a Deus por alguns sinais, e Ele tem-me respondido ao longo deste percurso.

 Quais as mudanças que esperas na tua vida após esta experiência?

Sinto-me transformada. A minha fé foi renovada e fortalecida e sei que nunca estarei sozinha. Esta Jornada permitiu redescobrir-me e reconectar-me de forma profunda e significativa.

  A Ângela e mais de 1 milhão e meio de jovens participantes da JMJ Lisboa 2023 regressaram às suas casas com os corações cheios de gratidão, aprendizagens e uma fé renovada, prontos para enfrentar o mundo com esperança e determinação.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.