(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
HORA DO PLANETA PROMOVE ‘PEQUENAS AÇÕES, GRANDE IMPACTO’

HORA DO PLANETA PROMOVE ‘PEQUENAS AÇÕES, GRANDE IMPACTO’

A menos de um mês da Hora do Planeta, a WWF pede a todas as pessoas a nível global que se unam pelo ambiente, dedicando uma hora a uma atividade sustentável e registando-a num Banco de Horas que irá unir o mundo.  

A Hora do Planeta é conhecida pelo icónico desligar de luzes de edifícios e de monumentos e também de aparelhos eletrónicos não-essenciais levado a cabo por milhões de pessoas em todo o mundo. Mas, desde o ano passado que a organização — a WWF — pretende que este momento simbólico evolua para um movimento de ação efetiva em prol do ambiente.

Ao promover que cada um se desligue e dedique uma hora ao planeta, a diretora-executiva da organização não-governamental em Portugal, Ângela Morgado, defende que “pequenas ações podem ter grande impacto quando realizadas por um elevado número de pessoas”.

Para incentivar e contabilizar estas ações e o tempo dedicado a um planeta mais sustentável, a WWF criou este ano um Banco de Horas, no qual cada indivíduo, empresa ou município poderá ter acesso a sugestões de atividades sustentáveis, registar as próprias ações realizadas durante todo o dia da Hora do Planeta — 23 de março — e indicar ainda o número de horas dedicadas às mesmas.

Este Banco de Horas — que estará disponível nas próximas semanas no site da Hora do Planeta — tem como objetivo contabilizar a nível mundial o número de horas dedicadas à nossa única casa, um testemunho da missão da WWF de criar a Maior Hora para a Terra.

Para Ângela Morgado: “A Hora do Planeta não se traduz em apagar tudo e ficar no sofá à espera que o tempo passe. O objetivo é criarmos um movimento global que una as pessoas em torno da proteção da nossa casa comum. Para tal, vamos dar ideias para que cada pessoa, nesses 60 minutos, se desligue do acessório e se reconecte com o ambiente, fazendo algo pelo planeta que de facto goste e lhe dê prazer.”

E acrescenta: “Não isentamos os governos e o setor privado de fazerem a sua parte, e é por isso que anualmente envolvemos municípios e empresas na Hora do Planeta. Acreditamos em criar um movimento que una todos como um farol de positividade, de esperança e de inspiração. O tempo escasseia, é urgente agir agora para travar o aquecimento global para além do aumento de 1,5º, a perda de biodiversidade e o colapso dos ecossistemas; mas precisamos que todos se unam para alcançar este objetivo.”

O Banco de Horas foi criado em 2023 para contabilizar o tempo real que os participantes dos eventos da Hora do Planeta dedicaram ao tema, tendo-se registado 410 000 mil horas em todo o mundo. Este ano, a organização decidiu alargar o banco a todos os cidadãos, para que possam participar, estejam onde estiverem.

Fonte: ANP|WWF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.