A tradicional Festa da Santíssima Trindade animará a paróquia da Batalha no próximo domingo, 26 de Maio, com um programa religioso e popular que visa unir toda a paróquia da Batalha em celebração e honra de Deus Uno e Trino.
Trata-se de uma tradição multissecular, que teve alguns altos e baixos na sua popularidade e que a paróquia tenta a todo o custo manter. Para tal, têm sido convidados a formar comissão de festas os paroquianos que celebram os 50 anos de vida no respectivo ano, neste caso os de 1974. Além disso, para que tenha mais vincada a sua dimensão paroquial, foi decidido neste ano não haver outras celebrações de missas neste domingo noutras comunidades.
O imperador deste ano será Artur Jorge Monteiro, natural e residente na Golpilheira, cuja coroação se realizou no passado domingo, dia 19, na missa das 11h00 no Mosteiro.
A festa começará com a recolha dos andores e ofertas, a partir das 17h00 de sábado, dia 25 de Maio, sendo a bênção e o primeiro desfile das ofertas às 19h00, após o que se celebrará a Missa no Mosteiro. Nessa noite abre também o arraial, com bar, quermesse e restaurante, no largo do Centro Paroquial, onde actuará o grupo Bico d’Obra a partir das 22h00 e, pela 01h30, o DJ Miguel R.
No domingo, dia 26, a Missa será às 11h00, seguindo-se a procissão com o Santíssimo às 12h00 e o desfile dos andores e ofertas às 12h30. Pelas 16h00, será a actuação da Banda Filarmónica Avelarense e, uma hora depois, do rancho folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”. Às 17h30 será feita a entrega dos prémios e a distribuição do pão. A noite contará com animação de Foka Energie.
Na segunda-feira, dia 27, será celebrada a “missa dos mordomos”, às 19h00, na capela do Centro Paroquial, seguindo-se arraial com sardinhada e febras e animação musical pelo Duo Renascer.