(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Festa de S. Bento – Reportagem

Festa de S. Bento – Reportagem

https://picasaweb.google.com/s/c/bin/slideshow.swf

Decorreram nos passados dias 20 a 22 de Agosto os tradicionais festejos religiosos em S. Bento, em honra de Nossa Senhora da Esperança.

Este ano, a organização esteve a cargo da Comissão da Capela de São Bento, com a ajuda de muitos voluntários. Foi mais um sucesso, como já é habitual em todos os festejos da nossa freguesia. Foram três dias de festa rija, em que o litúrgico esteve de mãos dadas com os diversos divertimentos e ocupações, que nem o vendaval conseguiu estragar.
No domingo, após a recolha dos andores, realizou-se a Santa Missa e, como é habitual, foi muito participada, o mesmo acontecendo com a procissão que percorreu algumas ruas do lugar.
Com o recinto decorado com muito bom gosto, não faltou o tradicional cordão em murta, apanhada nos pinhais da Moita. A sala do café da avó estava muito bem ornamentada, como já é hábito, com a imaginação do Victor Grosso e a colaboração do Salvador. O espaço do restaurante sofreu uma oportuna e feliz ampliação, que deu muito jeito, pois a afluência foi muito grande. Houve a introdução do “jogo do burro”, que substituiu o já gasto, mas tradicional, “jogo do galo”. Os bares e quermesse também estiveram à altura destes festejos. Os jogos tradicionais na segunda-feira, também foram um sucesso.
Apesar da crise, as pessoas e patrocinadores foram muito generosos, dentro das possibilidades de cada um. Muito concorridas, em todos os aspectos, como aliás se reflecte nas receitas de cada uma das explorações presentes, conforme as contas publicadas nesta página.
Textos e fotos: Manuel Carreira Rito

Convívio dos festeiros da Senhora da Esperança

Realizou-se no passado dia 17 de Setembro, no salão de festas de São Bento, um lanche de convívio entre as pessoas que colaboraram na organização das festas realizadas em Agosto passado, em honra de Nossa Senhora da Esperança. Foi um serão bem passado, onde não faltou o belo frango assado e o bom vinho, que encheu de alegria e bom espírito todos os presentes.
A Comissão da Igreja de São Bento agradece a todas as pessoas que de alguma maneira ajudaram ao sucesso destes festejos.

Esclarecimento
Como é do conhecimento público, apesar de quase todos os anos haver uma Comissão de Festas específica, a Comissão da Igreja nunca se furta nem furtou a colaborar com a mesma.
Este ano, como nos festejos de 2010 ninguém “agarrou a bandeira”, ponderou-se não se fazer a festa. No entanto, como fomos bastante pressionados pela população, que nos deu força para a fazermos, uma vez que não a levando a efeito podia ser um quebrar da tradição, decidimos avançar.
Numa das últimas reuniões das Comissões das Igrejas da Golpilheira e de São Bento, em que falámos do assunto das festas anuais, chegámos à conclusão de que talvez fosse benéfico fazer a festa um ano na Golpilheira e no outro em São Bento, e assim sucessivamente. Portanto, havia só uma festa religiosa por ano na nossa freguesia.
Ficou combinado que a Comissão da Igreja de São Bento não faria a festa este ano, mas sim no próximo, com a Comissão de Festas que “agarrasse a bandeira” na festa deste ano. Muito antes da data marcada para as festas da Golpilheira deste ano, havia indícios de que quem ia “segurar a bandeira” eram os nascidos em 1972, ou seja, os jovens que fazem quarenta anos em 2012. A Comissão da Igreja de São Bento teve informação de que os principais dinamizadores dessa equipa nunca fariam a festa em São Bento para o ano, inviabilizando-se assim o acordo.
Apesar do bom entendimento entre as duas Comissões das Igrejas, as pessoas inviabilizam estas boas intenções, como se depreende pelo que atrás mencionámos. Era bom que os habitantes da nossa freguesia deixassem de ser divisionistas e trabalhassem todos em prol do mesmo objectivo, unidos. É altura de acabarem estas rivalidades e todos colaborarem. Os de “cá de baixo” lá em cima e os de “lá de cima” cá em baixo. Sabemos que não vai ser fácil, mas poderá um dia ser possível. A dificuldade nunca será criada por nós.
A Comissão da Igreja de São Bento

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.