(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Programa da Semana Santa e Páscoa na paróquia da Batalha

Programa da Semana Santa e Páscoa na paróquia da Batalha

Estamos a atravessar o tempo mais rico das festividades cristãs, a Semana Santa – e em especial o Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Tudo começa no Domingo de Ramos, em que se lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e se remete desde logo para o final da “história humana”: a paixão e morte do Messias. Na Golpilheira, como habitual, a celebração começou junto à igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no largo da Junta de Freguesia, com a bênção dos ramos. Muitas crianças apareceram, sobretudo as do 3.º ano, bem como adultos. Todos seguiram em procissão para a Missa na igreja de Nossa Senhora de Fátima, que ficou cheia neste dia.

Ver todas as fotos

Na nossa igreja realiza-se apenas, na Sexta-Feira Santa, uma Via-Sacra, de manhã, e o encerramento do Retiro Popular, à noite. Depois a Missa de Páscoa, no horário das 09h30, como habitual.

Muitas crianças da catequese participaram na Via-Sacra nesta manhã. Ver todas as fotos.
Tríduo Pascal

O programa do Tríduo Pascal realiza-se em conjunto com a paróquia, no Mosteiro, a iniciar na Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa, às 20h00, com a participação especial dos adolescentes do 10.º ano no rito do lava-pés.

Na Sexta-Feira Santa, celebra-se, a partir das 15h00, a Paixão do Senhor, com adoração da Cruz, seguida da tradicional procissão com o “Senhor Morto” pelas ruas da Vila, com o canto da Verónica, ladeada pelas figuras de Madalena e de S. João Evangelista, terminando com o sermão do encontro, em que o andor de Nossa Senhora apresenta o sudário à multidão.

Na noite de sábado, pelas 21h00, celebra-se a grande Vigília Pascal, a celebração principal do ano para os cristãos, em que Cristo Ressuscitado surge como círio da “Luz Nova”, acesa nas trevas. Depois de muitos “aleluias” pela vitória da Vida sobre a morte, o povo é convidado a continuar a festa à volta da mesa, num convívio preparado pelos escuteiros e partilhado por todos.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.