(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Festas da Batalha 2008

>Festas da Batalha 2008

>Ver cartaz em: http://www.jornaldagolpilheira.com/134/cartaz_festa_batalha.htm

A vila da Batalha vai viver mais uma vez as tradicionais festas de Agosto. Música de diversos estilos, provas desportivas, percursos pedestres, jogos tradicionais, tasquinhas de petiscos tradicionais, encontro anual de emigrantes do concelho, mostra de actividades económicas, lançamento de livros e exposições de fotografia e pintura serão algumas das proposta a juntar às cerimónias oficiais de comemoração do feriado municipal, 14 de Agosto. A festa prolonga-se pelo dia 15, feriado nacional, e pelo fim-de-semana de 16 e 17, fechando com um prometido “grandioso espectáculo” de fogo de artifício, pela “Pirotecnia Batalhense”.

Música
No programa musical, destacam-se nomes como “Xaile”, “Pólo Norte”, “Rita Redshoes”, “David Fonseca” e “Função Públika”. Mas outros apontamentos de animação integram o cartaz, como a actuação da Banda Filarmónica da Bajouca, a Banda Filarmónica das Cortes, a discoteca “Batalha Fora d’Horas” com a participação de tunas académicas, banda “Guess What” e alguns DJ, e ainda os grupos “Terra Nova” e “Os Clássicos”.
Não faltará também a habitual Gala Internacional de Folclore, na sua 23ª edição, organizada pelo rancho “Rosas do Lena”, que este ano trará como convidados o grupo “Cancioneiro de Cantanhede” (Beira Litoral), “Rancho Típico de S. Mamede de Infesta” (Matosinhos – Douro Litoral), “Ronda Típica da Meadela” (Viana do Castelo – Minho), Grupo “El Tresparral” de Pedernales (Burgos – Espanha) e Grupo “Concórdia e Reconciliação” de Sibi bel Abbés (Argélia).

Desporto
Um percurso pedestre “Batalha-Golpilheira” será a primeira das propostas de prática desportiva, pelas 09h30 do dia 15 de Agosto, a convidar os amantes das caminhadas a desfrutarem 6,5 quilómetros das paisagens rurais mais frescas da beira-rio Lena, com a nossa freguesia em destaque no percurso que se inicia no recinto das festas. As inscrições são até 12 de Agosto, para garantir um lembrança, seguro e reforço alimentar.
À mesma hora, arranca a III Prova de Atletismo “Batalha Jovem”, no recinto desportivo da vila, para os escalões benjamins, infantis e iniciados masculinos e benjamins, infantis, iniciados e juvenis femininos. E, pelas 10h30, junto à capela de S. Jorge, é dado o tiro de partida para mais um Grande Prémio de Atletismo “Mestre de Avis”, de 6000 metros, para juvenis, juniores, seniores e veteranos masculinos e juniores, seniores e veteranos femininos. Haverá lembranças para todos os atletas e prémios para os cinco primeiros de cada escalão, para a melhor classificação colectiva e para a equipa mais numerosa. A inscrição para estas competições faz-se até 11 de Agosto, junto a Associação Distrital de Atletismo de Leiria (244827580 / http://www.adal.pt/).

Cultura
Ainda antes da música e do desporto, as festas abrem com as cerimónias oficiais do Dia do Município, pelas 12h30, numa “homenagem aos mortos pela pátria”, com toques pela Fanfarra Militar e deposição de coroas de flores no túmulo de D. João I, na Capela do Fundador, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Este momento será antecedido pela celebração da Missa no campo de batalha de S. Jorge, pelas 10h30, seguida de uma alocução sobre o significado da efeméride por responsáveis da Sociedade Histórica da Independência Nacional e da Fundação Batalha de Aljubarrota.
Ainda no dia 14, pelas 16h30, no auditório municipal, será a sessão de lançamento de duas obras literárias: “Santa Maria-a-Velha da Batalha – A Memória da Igreja (sécs. XIV a XX)”, de Renata Carreira Vieira, e “Apontamentos para a História da Batalha – vol. 2”, de José Travaços Santos. Segue-se mais uma edição do encontro anual de emigrantes do concelho da Batalha, no pavilhão multiusos.
Durante estes dias, estará patente ao público um exposição fotográfica de exterior, de Filipe Silva, sob o título “Sobreviventes – Imagens de um mundo a preservar”, e a galeria Mouzinho de Albuquerque acolhe a exposição “Fragmentos Luso-Brasileiros”, do pintor Irineu Alves.
A todos estes motivos, junta-se uma mostra de actividades económicas locais e algumas tasquinhas de gastronomia regional.
O programa detalhado pode ser consultado na página da internet criada para a divulgação das festas, em http://festasdabatalha.no.sapo.pt/.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.