(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”Aldeia Natal” e outros eventos em Leiria

>”Aldeia Natal” e outros eventos em Leiria

>Até ao próximo dia 22 de Dezembro, a cidade de Leiria acolhe a oitava edição da Aldeia de Natal, que se realiza entre o jardim Luís de Camões, o largo 5 de Outubro e a praça Rodrigues Lobo. Esta iniciativa, de cariz social e pedagógico, define-se como um espaço lúdico de livre acesso e exploração, onde reinam a imaginação, a criatividade, a alegria, o convívio, a amizade, a transmissão de valores, a interacção familiar e, acima de tudo, o aprender a ser e a fazer. Segundo a organização, “esta aldeia é um espaço alternativo de socialização, que tem subjacente o conceito de ludoteca, proporcionando aos mais novos oportunidades de escolher, manusear e dialogar com brinquedos, materiais e equipamentos diversificados”.
Na edição deste ano, os mais pequenos poderão contar com as diversas casas temáticas, a Casa da Solidariedade, os passeios pela cidade a bordo do Comboio de Natal, para além das inúmeras actividades pontuais de animação.
Info: www.cm-leiria.pt

Educação ambiental no Natal
Nos dias 29 e 30 de Dezembro, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h15, terão lugar no Centro de Interpretação Ambiental, em Leiria, um conjunto de actividades de educação e sensibilização ambiental, destinadas a crianças entre os seis e os oito anos de idade. Com estas actividades, que coincidem com as férias de Natal, os mais pequenos poderão aprender a criar enfeites de Natal a partir de desperdícios, ou terem a oportunidade de observar, com recurso ao microscópio, os microrganismos presentes na água, bem como a identificação e descrição dos mesmos, executando testes simples, relativos à determinação da qualidade da água, como o teste do pH e da cor.
Com a actividade de criação de enfeites de natal a partir de desperdícios, pretende-se que os participantes reconheçam objectos e materiais que possam ser reutilizados e reaproveitados, ficando sensibilizados para a problemática da gestão incorrecta de resíduos e aprendendo a promover atitudes e comportamentos ambientalmente correctos.
Por sua vez, “Uma aventura no laboratório” tem como objectivo a familiarização com o laboratório, conhecendo materiais e reagentes utilizados na análise da qualidade da água; reconhecer a importância de organismos microscópios na saúde, os poluentes mais importantes da água, identificar e saber como prevenir a poluição e reconhecer os desequilíbrios que podem levar ao esgotamento dos recursos, à extinção das espécies e à destruição do ambiente.

Filme: “O Nascimento de Cristo”
“Poderoso, intemporal e visualmente magnífico, O Nascimento de Cristo é uma das mais bonitas e comoventes histórias familiares de sempre e representa o verdadeiro significado do Natal”. Esta é a afirmação da crítica, para um filme dirigido a todos e que contém ainda uma auto-descrição para cegos, legendagem e interpretação em língua gestual portuguesa. A não perder, no próximo domingo, dia 21 de Dezembro, às 18h30, no teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. A entrada é livre e os bilhetes podem ser levantados na bilheteira do teatro a partir do dia 15 de Dezembro.

Trabalhos Escolares no Turismo
A galeria do Posto de Turismo de Leiria recebe, de 15 a 31 de Dezembro, uma exposição alusiva ao Natal, com trabalhos dos alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas D. Dinis. Esta exposição pode ser apreciada todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.