(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Os vários ritmos das festas da Batalha 2009

>Os vários ritmos das festas da Batalha 2009

>Suzana, Paulo Gonzo, Folclore Internacional e Xutos e Pontapés

Os nomes sonantes são sempre o maior atractivo dos cartazes e, no caso das festas de Agosto na Batalha, essa tem sido uma das preocupações.
Também este ano haverá bons espectáculos nos três dias de festa – 14, 15 e 16 de Agosto –, a começar com a batalhense Suzana, um dos nomes que subiu à ribalta nacional da nossa música romântica, e Paulo Gonzo, um músico que dispensa qualquer apresentação, actualmente a promover o álbum “Perfil”, o seu mais recente trabalho.
O sábado contará durante a tarde com o grupo de percussão “Terra Nova”, e a noite será dedicada ao folclore, com mais uma gala internacional organizada pelo rancho Rosas do Lena. Já na sua 24.ª edição, os convidados deste ano serão: Grupo Brasileiro de Capoeira “Ginga Camará”, Grupo de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros de Benposta” de Loures, Grupo de Danças Folclóricas de Izmir (Turquia), Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio de Braga e Grupo de Danças Folclóricas “Paasuke” (Estónia). O espectáculo iniciará com uma apresentação pelo rancho anfitrião de uma manifestação etnográfica intitulada “A Batalha a Cantar e a Dançar, da Quaresma a Santo António”, um quadro de 15 minutos em que se resumem quatro aspectos da nossa religião popular: os Cânticos da Quaresma, o desfile das Ofertas da Santíssima Trindade, a Encamisada com as Loas a Santo António e o casamento tradicional.
Para o domingo está prometido um grande concerto com o grupo Xutos e Pontapés, uma das bandas mais emblemáticas do rock nacional, que está a comemorar com esta digressão os seus 30 anos de carreira.
A música de dança marcará presença nos dois primeiros dias, após as 24h00, com a “Batalha Fora d’Horas”, enquanto que no último dia essa será a hora para um grandioso espectáculo pirotécnico.

Outros ritmos
Mas nem só de serões musicais se fazem as festas.
No dia 14, pelas 12h00, realizar-se-ão as cerimónias civis e militares comemorativas desta data histórica e do feriado municipal da Batalha, com uma alocução do historiador Saul António Gomes, seguindo-se a inauguração da exposição “Ordens Honoríficas Portuguesas” (ver na lateral). Pelas 16h00 haverá uma sessão solene, com animação musical pelo pianista Francisco Chirife, seguindo-se mais uma edição do encontro de emigrantes da Batalha. Pelas 21h00, decorrerá uma homenagem ao Santo Nuno Álvares Pereira, com o actor Tobias Monteiro.
Também o desporto e recreio marcarão presença no cartaz.
No dia 15, realiza-se mais um Grande Prémio de Atletismo Mestre de Aviz, que engloba a 3.ª edição de “Batalha Jovem”, dirigida aos escalões de menor idade (inscrições até dia 13 para assleiria@adal.pt), bem como uma caminhada entre a Batalha e a Golpilheira, para todos os amantes dos passeios pedestres.
Uma novidade deste ano será a realização do “Torneio São Nuno de Santa Maria”, na modalidade de futebol, que colocará em campo equipas representantes das quatro freguesias do Concelho. Decorrerá nos dias 15 e 16, no campo sintético da vila, com a final marcada para as 21h00.
Haverá ainda torneios de xadrez, oficinas de caricaturas, jogos tradicionais, animação de rua, tasquinhas com petiscos tradicionais e também, à semelhança do ano passado, uma mostra de actividades económicas do concelho da Batalha.
Os motivos são variados para uma visita demorada ao centro da vila da Batalha durante estes dias festivos (ver cartaz).
LMF
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

4 Comments

  1. >Já agora… se vem para conhecer a zona, venha de manhã e passe pela Pia do Urso (S. Mamede), podendo de seguida dar um salto às grutas lá perto.Mas venha a tempo de vir almoçar ao Restaurante Etnográfico da Golpilheira, que é maravilha boa e barata (são uns 20 minutos de distância, a 3 km do centro da Batalha, mas na direcção de Leiria). ;)Depois, dirija-se ao Mosteiro, no centro da vila e passe a tarde a contemplar o monumento. Para jantar, tem por ali ou nas freguesias vizinhas boas opções.Finalmente… bom concerto!Nota: isto é programa curto, para um dia. Se quiser passar cá uma semana, arranjamos mais opções… 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.