(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>157 – Sugestões de leitura

>157 – Sugestões de leitura

>A Família e a Saúde Mental

Purificação Bagagem

Tal como referimos na última edição, a autora golpilheirense Maria da Purificação Bagagem acaba de escrever um novo livro, intitulado “A Família e a Saúde Mental”, com prefácio de D. António Marto. A apresentação está marcada para o dia 24 de Julho, às 17h00, na Câmara Municipal da Batalha.

Trata-se do “resultado de mais de cinquenta anos de uma vida de trabalho, de estudo, análise e reflexão”, que visa “contribuir para ajudar os pais, em especial os jovens pais, a prepararem-se para encarar com responsabilidade e empenho a educação dos filhos”. O livro aborda temas como “a importância da família na vida humana”, “a família e a saúde mental”, “o papel dos pais na criação e formação dos filhos” e “a caracterização da família onde nasci e cresci”.

A Comuna Judaica de Leiria – Das Origens à Expulsão

Saul António Gomes

Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste

Apesar de se auto-considerar “introdução ao estudo histórico e documental” do tema, esta é mais uma obra de vulto deste grande historiador leiriense. Saul António Gomes lega à comunidade uma publicação que retrata a fundação da judiaria e a sua topografia, as infra-estruturas urbanas, a população, a antroponímia judaica local, a personalidade jurídica da comuna e a respectiva administração, a vida económica e as rendas, a sociedade e a vida quotidiana, a cultura e as conversões ao Cristianismo e, finalmente, a expulsão e a sobrevivência dos judeus na nossa região. Ao todo, mais 210 documentos conhecem a luz do dia e estão à disposição de quem queria estudar este assunto da nossa história local.

Quem escreveu O Couseiro?

Ricardo Charters d’Azevedo

Editora Textiverso

O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria é dos livros mais citados e solicitados no âmbito da historiografia do distrito leiriense. Escrito há cerca de 400 anos, as cópias manuscritas que hoje existem tiveram como base outras cópias, com três edições impressas desde 1868. Sendo difícil determinar qual a versão mais fiel, mais ainda é descobrir o autor. Foi o que se tentou fazer neste ensaio, onde se sugerem, não um, mas dois autores, o que se revela uma surpresa e poderá desencadear um nível elevado de discussão à volta do tema. Segundo Charters d’Azevedo, “provavelmente nunca saberemos ao certo quem escreveu O Couseiro”, esperando que a teoria apresentada neste livro seja mais um contributo para “aprofundar conhecimentos sobre o assunto”.

O Pinhal

Luís Ferreira

Papiro editora

No século XX, poderia ter havido um pinhal, com um terreno no seu centro, no qual se localizavam duas casas, onde vivia uma família. Ali as pessoas lutavam não só pela sobrevivência, mas também pela dignidade e pela presença da felicidade nas suas vidas. As dificuldades, as contrariedades, as incompreensões, a violência doméstica e as barreiras faziam permanentemente parte daquela família da Região Centro Litoral, que poderá ser a representação de muitas famílias portuguesas das últimas décadas. Ao ler este livro, poderá conhecer ou recordar o modo de vida e a forma de pensar das pessoas nos meios rurais de há 20, 30, 40 ou mais anos e verificar as diferenças ou semelhanças com a actualidade.

À Procura de Um Lugar

Fátima Marinho

Ilustração: Vicente

Alphabetum Editora

O nascimento do Vicente transformou tudo e todos à sua volta. Fora concebido numa viagem aos Alpes suíços e a sua vinda preparada com detalhe. Mas Vicente trazia consigo uma revelação esmagadora. Tinha trissomia 21. O dia do seu nascimento foi o acto inaugural de mil desafios, mas também o início de vidas maiores que se escondiam no conforto e na previsibilidade dos dias. Esta é uma obra didáctica que alerta para as dificuldades e os desafios das crianças que sofrem com trissomia 21 e respectivas famílias. Os deficientes visuais terão oportunidade para conhecer também o livro, através do audiolivro que acompanha a obra. Parte das vendas reverte para a APPT21.

O Meu Primeiro Jesus

Padre Peter Stilwell

Ilustração: José Miguel Ribeiro

Publicações Dom Quixote

Jesus Cristo é uma das figuras mais marcantes da história da humanidade. Mas como era ele? Que efeito teve sobre quem com ele se cruzava? Que semente lançou que ainda germina e cresce por toda a parte, em todo o Mundo? O Padre Peter Stilwell apresenta Jesus de uma forma original e arriscada: partindo de um personagem misterioso do Evangelho de S. Marcos e tecendo ligações inesperadas entre episódios da vida de Jesus. É um livro que representará para muitos jovens de todas as idades, uma aproximação muito interpelante sobre Jesus. As belíssimas aguarelas de José Miguel Ribeiro ilustram delicadamente o texto. Público-alvo: 7 aos 9 anos.

O Tesouro Azul

As Aventuras do Verdinho 2

Mónica Silva

Ilustração: Dina Silva

Edição: Natureza Brincalhona

O 2.º volume da colecção As Aventuras do Verdinho é dedicado ao tema da água. Algo de estranho se passa no Planeta Verde. A água está a desaparecer… O Verdinho e os amigos partem na demanda da Gruta Azul e, com a ajuda de um duende, o guardião da Gruta Azul, vão descobrir o que está a acontecer à água. Neste cativante livro, as crianças vão descobrir isto e muito mais… como seis formas ilustradas de poupar água ilustradas e cinco jogos muito divertidos. É necessário mudar os hábitos e torná-los mais sustentáveis e as crianças são particularmente sensíveis e receptivas às questões ambientais. O livro encontra-se à venda na Natureza Brincalhona e na Fnac.

Rockinho, por um mundo melhor!

Gilda Nunes Barata

Ilustração: Ney Megali

Objectiva / Alfaguara Infantil

Este livro é a síntese do “Rock in Rio” para os mais novos, porque associa todos os objectivos do maior evento de música e entretenimento do mundo, procurando desenvolver nas crianças o gosto pela música e sensibilizá-las para a importância de cuidar do planeta. O Rockinho é um menino como os outros que usa calças de ganga, come pizza e é um aluno genial. Vive no Planeta Rock, vai à Escola das Guitarras Voadoras e é guitarrista da banda Batatas Fritas e Salsichas Malucas. Tem a cabeça cheia de ritmo, e, se escrevesse todas as canções que sabe, encheria um livro inteiro! Por cada livro vendido, 1 euro reverte para uma instituição de acção social, conforme o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa.

D. Nuno, o Santo Cavaleiro

Vanda Furtado Marques

Ilustração: Gabriel Colaço

Editora 7 Dias 6 Noites

“Há muito, muito tempo atrás, vivia no Reino de Portugal um menino chamado Nuno. Nuno era um sonhador, passava horas e horas a brincar com a sua espada de madeira e a imaginar que era forte e valente, como os cavaleiros do Rei Artur.” É desta forma sedutora que começa este livro infantil, lançado no passado dia 24 de Abril, no Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota, em S. Jorge. A edição bilingue (português/inglês) visa atingir um público internacional, que se interessa cada vez mais pela figura de Nuno Álvares Pereira, em particular depois da sua canonização pelo Vaticano, a 26 de Abril de 2009.

Leiria – Ao encontro do Castelo

Adélio Amaro

AICAL / Folheto Edições

A Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria (AICAL) e a Junta de Freguesia de Leiria apresentaram este mês o livro de fotografia “Leiria ao encontro do Castelo”, da colecção “Cantos, Recantos e Encantos”, de Adélio Amaro. Trata-se uma obra que mostra com muita originalidade alguns pormenores do património e paisagens daquela cidade, procurando revelar os “encantos” que se escondem aos olhares menos atentos. Por outro lado, pretende ser uma “montra” de Leiria para o exterior, nomeadamente para a sua divulgação nos Açores, âmbito em que a AICAL está a desenvolver o seu trabalho. Na mesma linha foi assinado nesta sessão um protocolo de colaboração entre a associação e a Junta de Freguesia de Leiria.

Goa – 50 Anos depois

António Borges da Cunha

Folheto Edições & Design

Este é um livro de memórias que poderá ser também um convite à reflexão do presente. Profusamente ilustrado e com incursões diversas pela vida social, política e cultural de Goa, sugere ao leitor uma viagem no tempo comparativo, entre o ano de 1957 em que o autor foi chamado a prestar serviço militar naquele antigo Estado da Índia Portuguesa e o seu estado 50 anos depois, conforme o encontrou numa visita em 2008. Esta é uma leitura aconselhada a quem tem curiosidade sobre aquele ex-território português, pois encontrará uma visita guiada relatada na primeira pessoa, por alguém que se confessa “deslumbrado” com este “mundo à parte”.

Portugal – País de Tradição

Pedro Silva

Edição de Ramiro leão

Ao fim de uma década de actividade literária, Pedro Silva produz mais um título de cariz ensaístico, abordando alguns dos elementos mais relevantes do passado de Portugal. Esta é uma análise isenta e rigorosa de temas como os Celtas, os Lusitanos ou a presença romana no nosso país, isto sem deixar abordar elementos tão interessantes quanto os símbolos eternos de Portugal. Por último, o autor não se coíbe de analisar algumas das mais interessantes personalidades históricas nacionais, entre elas o poeta Fernando Pessoa, mas também Viriato e Dom Gualdim Pais. Uma obra concisa mas plena de interesse histórico.

Santo António – O Homem Por Trás da Lenda

António Eça de Queiroz

Editora Guerra & Paz

Na biografia do santo mais popular de Portugal, de António Eça de Queiroz, o leitor vai conhecer a vida e a obra do padroeiro de Lisboa e Pádua: um homem culto, generoso e totalmente dedicado às causas humanas. O caminho de Santo António passou por Portugal e Itália, mas os seus milagres são hoje conhecidos em toda a parte. É a história desse homem, que explica o significado da palavra santidade, que esta biografia revela. O livro foi oferecido pela G&P aos casais que integraram a edição 2010 dos Casamentos de Santo António, organizados pela Câmara Municipal de Lisboa.

A Glória na Europa – Sport Lisboa e Benfica – 50 anos da primeira Taça dos Campeões

João Vasco Almeida

Frederico Valarinho

Editora Guerra & Paz

A Glória na Europa celebra uma das maiores vitórias do Benfica, a conquista da 1ª Taça dos Campeões Europeus, no momento em que o clube comemora o 32.º título de campeão nacional. 50 anos depois, o livro relata o feito inédito que marcou a história do Benfica e do País. Com o selo oficial do Sport Lisboa e Benfica, esta é uma edição bilingue (português/inglês) que inclui fotografias de época. Um objecto essencial para todos os amantes de desporto, historiadores e, acima de tudo, para qualquer benfiquista.

Onda Benfica

Jornal online Maisfutebol

Editora Objectiva

Jorge Jesus foi apenas o terceiro treinador português a conquistar o título pelo Benfica. Quando chegou, prometeu que na época seguinte a equipa jogaria o dobro. No final da temporada muitos adeptos “encarnados” deram-lhe razão. Neste livro, contam-se as histórias desconhecidas de Jorge Jesus e das principais figuras do Benfica. Revelam-se os números que explicam a superioridade benfiquista num campeonato discutido até ao último suspiro. Um livro com todas as figuras, casos e estatísticas, que regista a história da mais importante competição futebolística portuguesa, a 76ª edição da Liga. Editado pelo Maisfutebol, desde 2004/05, este é o sexto livro da Liga.

Sacerdotes Heróicos

John Pontifex

John Newton

http://www.fundacao-ais.pt/

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) apresenta a obra “Sacerdotes heróicos”, com a qual quis encerrar simbolicamente o Ano Sacerdotal convocado por Bento XVI. O livro narra as histórias de 12 padres do nosso tempo, que apoiados também pela AIS servem ou serviram Deus e o Seu povo de forma extraordinária, em várias partes do mundo. A presidente da Fundação, Catarina Bettencourt, sublinha a importância de promover obras como esta, lembrando que entre os padres da Igreja Católica “há mais histórias positivas do que negativas”. Na obra lembra-se que a perseguição aos cristãos não é algo que remonte apenas aos primeiros séculos da Igreja, mas ainda hoje afecta os fiéis, incluindo muitos padres e Bispos.

Jerzy Popieluszko

Grazuna Sikorski

Paulinas

http://www.fundacao-ais.pt/

Numa época em que o Comunismo consolidava o seu poder vitorioso sobre a Polónia, em 1947, Jerzy Popieluszko nascia numa família de camponeses. Cerca de quarenta anos depois, quando o comunismo europeu começava a desagregar-se, o seu corpo mutilado foi lançado ao rio Wisla. Este sacerdote jovem e simples viveu na sua própria carne o apelo de Cristo a amar os inimigos e a vencer o mal com o bem com uma coragem que ia para além das suas forças. Esta terrível memória da violência totalitária dos tempos modernos apenas se pode superar com a esperança irresistível que a vitória Verdade, Cristo crucificado, traz ao mundo de hoje. Este relato inclui muitos dos escritos de Jerzy Popieluszko.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.