>Apelo para a modernização da Linha do Oeste

>Apelo para a modernização da Linha do Oeste

>ADLEI quer mobilizar a região

PUB
Ad 13

Após o anúncio da REFER do cancelamento do investimento previsto para o início do processo de modernização da Linha do Oeste (99 milhões de euros para os anos 2010/2013), a ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria emitiu um comunicado público de “preocupação e desacordo em relação a tal decisão”.

Segundo a associação, esta é uma “preocupação que se manifesta com maior veemência quando este investimento, anunciado em Agosto de 2009, é uma ínfima parte dos 3,1 mil milhões de euros previstos para os próximos anos na modernização da linha ferroviária clássica do país”. Considerando que “a Linha do Oeste é uma das vias sistematicamente sacrificadas, agora mais uma vez, no processo em curso de modernização da via-férrea nacional”, a ADLEI considera que “este novo adiamento vem juntar-se ao incompreensível arrastamento da elaboração do Plano Estratégico da Linha do Oeste mandado elaborar há mais de quatro anos sem que, até hoje, a opinião pública conheça o conteúdo das suas propostas ou qualquer estudo prévio”.

Nesta linha, apela-se “aos responsáveis políticos que tutelam a REFER para a necessidade e justeza da reconsideração da decisão do abandono do investimento, já que o distrito de Leiria e as populações que a Linha do Oeste serve, aguardam há mais de três décadas pela sua modernização”. Um apelo é também dirigido “ao envolvimento das instituições do Poder Local e do movimento associativo do distrito na exigência de uma solução urgente para Linha do Oeste”, estando a ADLEI disponível “para uma análise conjunta sobre a actual situação do processo de modernização”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.