(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Comissão de Pais da Batalha mostra preocupação pela falta de limpeza nas escolas

>Comissão de Pais da Batalha mostra preocupação pela falta de limpeza nas escolas

>A Comissão de Pais do Agrupamento de Escolas da Batalha tem vindo a denunciar nos últimos meses “casos devidamente identificados de falta de limpeza” em algumas escolas do concelho. Em carta enviada este mês ao delegado de Saúde da Batalha, à Direcção Regional de Educação do Centro, ao presidente do Município da Batalha, à presidente do Agrupamento e à directora do Centro Saúde da Batalha, a Comissão lembra que já em Outubro tinha alertado para “a importância de que se reveste a limpeza quotidiana das instalações sanitárias das escolas”, identificando algumas falhas concretas que colocariam em causa “a saúde de todos aqueles que diariamente as frequentam, com maior acuidade para as nossas crianças”.
Passados três meses dessa data, “constatamos que a situação se mantém, inclusive, agravou-se noutros estabelecimento de ensino”, afirma a Comissão, com nota de que “nos Casais dos Ledos, há crianças com problemas urinários, que poderão estar relacionados com a falta de limpeza”, já que a escola, frequentada por 40 crianças, “é limpa duas vezes por semana, à segunda e à quinta-feira, e a zona dos sanitários nesse meio tempo fica intransitável”.

A Comissão afirma ainda que “não é de todo compreensível que em três meses este assunto ainda se arraste, sem que tenha havido um acompanhamento de perto como forma de minorar o impacto que daqui possa advir para a saúde das crianças”. Lembrando o excesso de medidas preconizadas no ano transacto quando se temia uma pandemia de Gripe A, os pais estranham que exista “agora, perante um problema com consequências não de menor gravidade, alguma displicência na necessidade de manter as instalações das nossas escolas limpas”.

Secundarizando a questão da responsabilidade, que compete ao Agrupamento, a Comissão apela finalmente às várias entidades referidas que encontrem uma solução para estes problemas.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.