(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Concertos gratuitos e muita outra vida além da música:  As grandes festas que a Batalha dá

Concertos gratuitos e muita outra vida além da música: As grandes festas que a Batalha dá

Seu Jorge (dia 14), Amor Electro (dia 15), Anjos (dia 16), Matias Damásio (dia 17) e José Cid (dia 18) são os nomes e rostos principais do cartaz das festas de Agosto deste ano na Batalha. Artistas de topo, como já nos habituou o certame que, anualmente, anima os dias em redor do Feriado Municipal.
Sempre com entrada gratuita, na zona do antigo campo de futebol, as noites serão ainda abertas por organistas e duos de baile (Pedro Nobre, Célia e Luís, Licínio e Leonel, David e Rute, Ritmo Caliente) e encerradas por DJ (Miguel Chagas e Paulo Granada, Tiago M e Oskar, André Cerqueira e Pedro Cazanova, Sara Santini) na tenda electrónica (lá estarão os Veteranos do CRG com balcão de venda de bebidas). No dia 17, a música de dança sairá da tenda para o palco principal, com a dupla de DJ da RFM “Rich & Mendes”.
O recinto dos festejos voltará a acolher tasquinhas tradicionais, garantidas pelas associações concelhias, zona de diversões, bem como uma exposição de viaturas, máquinas agrícolas e produtos regionais.
E não esquecer que, como sempre, tudo começa no fim-de-semana anterior, com a Gala Internacional de Folclore organizada pelo rancho Rosas do Lena junto ao Mosteiro (ver cartaz neste jornal), e tudo termina com a Pirotecnia Batalhense a ribombar nos céus.

Cultura e desporto

Mas mais vida haverá fora deste recinto. No dia 14, entre as 10h00 e as 18h00, será gratuita a visita ao Museu da Comunidade Concelhia. Já nos dias 14, 15 e 17, sempre às 19h00, no Mosteiro da Batalha, o grupo de teatro “O Nariz” apresentará a sua mais recente produção: “História de Nuno Álvares Pereira – Santo Condestável” (as inscrições, limitadas a 90 pessoas por sessão, são gratuitas e obrigatórias em reservas.cm-batalha.pt”. Na galeria Mouzinho de Albuquerque, será inaugurada uma exposição de pintura de Artur Franco, no dia 17, às 17h30.
Noutro âmbito, o desporto marca a habitual presença, com torneios de futebol masculinos e femininos inter-freguesias, torneios de xadrez e de jogos electrónicos, bem como (dia 15) as conceituadas prova de atletismo “Batalha Jovem” (09h20) e “Mestre de Avis” (10h20) e uma caminhada pela vila (10h30), cujas receitas revertem para o Escutismo da Batalha (inscrições em lap2go.com).

História e voluntariado

O Feriado Municipal, dia 14, começa com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, pelas 09h45. Segue-se a inauguração da Casa do Conhecimento e da Juventude (antigo hospital da Misericórdia, às portas da vila) e a sessão solene, nas Capelas Imperfeitas, este ano dedicada ao tema “Voluntariado e o seu papel social”. Terá como convidado especial o padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), com uma longa experiência na direcção de IPSS e já condecorado pelo Presidente da República com o grau de Grande-Oficial.
No âmbito deste tema, serão homenageadas algumas pessoas que se destacaram na dedicação voluntária ao bem comum, como são os bombeiros José Soares, José Pragosa, Alberto Moreira e José Pinheiro, fundadores dos Voluntários da Batalha (1978) e ainda no activo. Outros dois serão da Golpilheira, ambos a título póstumo, pois infelizmente já falecidos: Mário Costa, com relevante actividade social e na formação musical, e Lurdes Fernandes, professora de ensino especial e dinamizadora da Associação Casa do Mimo.
A manhã terminará na Capela do Fundador do Mosteiro, com a evocação da Batalha de Aljubarrota, seguindo-se o tradicional almoço com os emigrantes batalhenses, no recinto das festas.
Consulte o programa completo.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.