(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Celebrações da Semana Santa na paróquia da Batalha (celebrar em família)

Celebrações da Semana Santa na paróquia da Batalha (celebrar em família)

Como em todas as paróquias portuguesas e muitas pelo mundo, esta será uma Páscoa diferente. A orientação é a de se cumprir as directivas das autoridades para ficar em casa, pelo que não haverá celebrações comunitárias até nova ordem. Ainda assim, o Cristão não deixa a sua fé e deverá celebrá-las em casa, como puder.

As normas principais partem do próprio Papa Francisco, que cada bispo procura adaptar à sua diocese. No caso de Leiria-Fátima, D. António Marto publicou uma carta pastoral com orientações pastorais e práticas para estes dias de celebrações pascais.

Também o pároco da Batalha e Reguengo do Fetal, padre Armindo Ferreira, vai seguir essas instruções e tem divulgado alguns modos de proceder aos seus paroquianos sobre as celebrações que vai efectuar e algumas iniciativas a fazer em casa e nas igrejas. As quatro celebrações serão transmitidas na página de facebook da paróquia.

1. Na Quinta-Feira Santa – Celebração da Ceia do Senhor: o pároco celebra em privado na igreja do Reguengo do Fetal, às 18h00; em todas as outras igrejas será tocado o sino a esta hora.

2. Na Sexta-Feira Santa – Celebração da Paixão do Senhor: o pároco celebra em modo privado na igreja matriz da Batalha, às 15h00; em todas as outras igrejas será tocado o sino de finados (funerais) a esta hora.

3. Sábado Santo – Celebração da Vigília Pascal: o pároco celebra em privado na igreja matriz da Batalha, às 22h00; em todas as outras igrejas será tocado o sino festivo às 21h30. NOTA: As famílias devem colocar à janela de casa uma vela acesa, em sinal de comunhão e do Baptismo que se renova na celebração da Vigília.

4. No Domingo de Páscoa – O pároco celebra em privado na igreja do Reguengo, às 11h00; em todas as outras igrejas será tocado o sino festivo às 12h00. NOTA: As famílias devem colocar à porta de cada o crucifixo enfeitado com flores, em sinal da alegria da Ressurreição.

5. Visita Pascal – O pároco refere, ainda, que a visita pascal não se fará este ano, lamentando não poder fazer o seu primeiro contacto com as famílias, como tanto desejava. A este propósito, lembra que o folar dado nesta altura é uma ajuda importante para as despesas anuais da paróquia com a evangelização, a liturgia e o serviço ao próximo. Assim, as famílias poderão entregar posteriormente essa oferta, segundo a sua generosidade e possibilidades, no cartório, nas igrejas ou às comissões das igrejas.

6. Outras festas paroquiais, como a Primeira Comunhão, Comunhão Solene e Crisma estão adiadas sem data ainda definida.

Enquanto durar esta situação, mesmo depois da Páscoa, os fiéis devem procurar outras formas de manter a sua prática religiosa dominical, seja pela oração familiar e meditação da Palavra de Deus (alguns materiais aqui), seja pela participação nas celebrações através da televisão ou da internet.

O Santuário de Fátima tem um programa de transmissões diário de Missa às 11h00 e às 19h15 e do Terço às 18h30 e às 21h30.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.