(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Projeto do GEOTA planta 650 mil árvores até 2025 na Mata Nacional de Leiria

Projeto do GEOTA planta 650 mil árvores até 2025 na Mata Nacional de Leiria

O projeto “Renature Leiria”, do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), já iniciou e vai plantar 650 mil árvores até 2025 na Mata Nacional de Leiria que foi consumida pelos incêndios de 2017, em quase 90% .

”Nós estamos numa área paralela à história de Portugal, com quase 800 anos de história, que diz muito à maioria dos portugueses. Até 2025 vamos plantar cerca de 650 mil árvores”, afirmou ao Jornal da Golpilheira Miguel Jerónimo, membro do GEOTA e coordenador do projeto ‘Renature Leiria’. ”Todos os materiais necessários ao projeto, assim como as árvores e as equipas de trabalho, são adquiridos/contratados localmente para que isso tenha um reflexo económico na área afetada”, acrescentou.

Os trabalhos na Mata Nacional de Leiria iniciaram-se em janeiro, mas hoje, dia 26 de março, foi o lançamento simbólico da iniciativa de reflorestação, onde o Jornal da Golpilheira também esteve presente.

”Ao longo deste projeto temos ações como a de hoje, em que convidamos voluntários a fazer parte da iniciativa, para que se sintam parte integrante”, disse Miguel Jerónimo. Entre outubro e março, durante a época das chuvas, há uma equipa especializada de 8 elementos, entre eles arquitetos paisagistas e ecologistas, que trabalha todos os dias de forma a garantir o sucesso do projeto.

O projeto decorre até abril de 2025. Segundo Miguel Jerónimo, ”de março a outubro fazemos ações de monitorização para perceber como está o estado das plantas e quais os resultados. Não há uma formula única, é tudo muito diverso. Podemos ter uma área de 20 hectares que sobreviveu na maioria e ter uma de 10 hectares em que a sobrevivência foi menor. São esses resultados que vamos estudar e adaptar a metodologia para que, na próxima época de plantação, o sucesso seja cada vez maior.”

O coordenador explicou que os trabalhos são financiados por uma associação norte-americana ‘One Tree Planted’, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

”A espécie principal da Mata Nacional de Leiria é o pinheiro bravo, no entanto, o novo modelo de gestão da mata, implementado pelo ICNF, prevê inserir um mix de espécies, devidamente organizado, como medronheiro, pinheiro manso, sobreiro, e espécies de linhas de água”, assegurou o membro desta organização.

Miguel Jerónimo acrescentou que o objetivo é criar biodiversidade, de forma a ter uma floresta mais resiliente ao fogo.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.