O Município da Batalha pretende reforçar a intervenção do Gabinete Desenvolvimento Social, através de uma candidatura efetuada ao Programa RADAR SOCIAL, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e que compreende um apoio de 169.302,59€.
O Radar Social, que conta com a duração de 27 meses, assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.
Através desta medida será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.
Para o desenvolvimento do projeto, o concelho da Batalha conta com uma equipa de 2 Técnicos Superiores, que estarão em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo (27 meses) com formação na área da Sociologia e Economia/Gestão.
Numa primeira fase, a equipa do Radar Social fará um diagnóstico social, analisando o Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e o Plano de Ação. Nesta fase, devem ser consideradas todas as atividades que serão desenvolvidas no âmbito do Programa Radar Social, devidamente discriminadas, com metas e respetivos indicadores.
Após este diagnóstico, entra em ação a segunda fase do projeto, que tem como objetivo implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique situações de vulnerabilidade social que utilize recursos, respostas e soluções, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades.
Fonte: CM Batalha