>Batalha na rota das “7 Maravilhas”

>Batalha na rota das “7 Maravilhas”

>Mosteiro recebe cultura

No contexto da votação que está a decorrer para eleger, até Julho, as “7 Maravilhas Arquitectónicas de Portugal”, entre cujos 22 finalistas está o “nosso” Mosteiro de Santa Maria da Vitória, a direcção deste monumento e a Câmara Municipal da Batalha estão a promover algumas iniciativas de índole cultural, dirigidas a toda a população.
Depois de a vila da Batalha ter recebido, com grande sucesso, a exposição itinerante “7 Maravilhas de Portugal” (ver fotos), terá lugar no dia 21 de Abril, às 21h30, no interior do monumento, mais propriamente na “Adega dos Frades”, a actuação do grupo “Leiria Brass Quintet”, do Orfeão de Leiria.
No sábado seguinte, dia 28, às 21h00, no auditório do Mosteiro, realizar-se-á uma tertúlia alusiva ao tema “O Sistema hidráulico do Mosteiro da Batalha”, que contará com a participação de Virgolino Jorge, coordenador na Universidade de Évora dos mestrados em Conservação do Património.
A 5 de Maio, o mesmo auditório recebe nova tertúlia, às 21h00, desta feita com a participação do historiador Adriano Luís Monteiro, que irá abordar a temática dos “Mitos do Mosteiro”.
Segue-se, a 19 de Maio, às 21h30, voltando à “Adega dos Frades”, um espectáculo de música pelo grupo “Ensemble de Guitarras” do Orfeão de Leiria.
No fim-de-semana de 26 e 27 de Maio (sábado das 21h00 às 23h00 e domingo das 16h00 às 18h00), decorre uma recreação histórica, intitulada “A Vida dos Frades Dominicanos do Mosteiro da Batalha”, com a representação de alguns quadros cénicos quotidianos da vida desta comunidade religiosa no monumento, que contará com a participação dos actores do grupo de teatro “O Nariz”, dos alunos das escolas Secundária e de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha, e ainda dos elementos do Coro de Câmara do Orfeão de Leiria, numa iniciativa que conta com o apoio do Centro de Património da Alta Estremadura (CEPAE).
Na agenda poderá marcar, ainda, a inauguração, a 14 de Junho, da exposição fotográfica “Gárgulas do Mosteiro da Batalha”, patente na galeria Mouzinho de Albuquerque até ao dia 30 desse mês, com trabalhos ao vivo dos alunos da Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha.
A terminar o programa de eventos, a 30 de Junho, pelas 18h00, no auditório do Mosteiro, é lançada a publicação “O Mosteiro é para mim…”, que reúne depoimentos e fotografias de cidadãos da Batalha e não só sobre o que simboliza o monumento para si próprios.
Será um dos meses mais recheados de sempre com ofertas culturais à volta deste nosso Património Mundial, pelo que não deverá ser desperdiçado tão rico programa pelos interessados em aprofundar conhecimentos ou usufruir com mais intensidade desta magnífica obra da arquitectura mundial que temos aqui “à porta”.

Vote no “nosso” Mosteiro!

Vamos fazer do MOSTEIRO DA BATALHA uma das 7 Maravilhas de Portugal
Se para todos nós o Mosteiro da Batalha é uma obra de enorme valor e importância, vote nele como uma das 7 maravilhas de Portugal e ajude-nos a torná-lo oficial.
Como? Pode fazê-lo de três formas:
SITE – Vá a www.7maravilhas.pt, escolha a opção “votar” e siga as instruções.
SMS – Envie uma sms para o 3077, com a palavra “Portugal” seguida do número “11”.
TEL. – Ligue para o 760 10 00 77 e, em seguida, digite o número “11”.
O custo da chamada e da sms é de 0,60 € + IVA.
Depois, é só esperar pelo resultado final, a 7 de Julho de 2007, para saber se o Mosteiro de Santa Maria da Vitória foi um dos escolhidos…
Vote e ajude a fazer da Batalha um (ainda maior) motivo de orgulho nacional!

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.