(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Dia dos Monumentos e Sítios: Território, património plural

>Dia dos Monumentos e Sítios: Território, património plural

>A 18 de Abril é celebrado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, instituído pelo ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios. No nosso País, as comemorações estão a cargo do IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico, que escolheu para este ano o tema “Território: um Património Plural”. Sob este mote, pretende-se explorar a ideia de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica.
O Mosteiro da Batalha é, todos os anos, um palco privilegiado para esta efeméride. Durante todo o dia, decorrem demonstrações da “Arte de Trabalhar a Pedra”, por alunos da Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha, visitas orientadas para os alunos das nossas escolas e para o público em geral, jogos didácticos sobre o monumento e os ambientes históricos que o percorrem, animação musical e passeios pedestres pelas zonas circundantes, que estão necessariamente relacionadas com este grandioso exemplo do melhor património artístico da humanidade.
A importância deste dia acaba por ser a lembrança que deverá perdurar durante todos os outros dias: o território onde crescemos e vivemos está carregado da história passada que engrandece o nosso presente e nos garante a solidez do futuro. É este território espacio-temporal que faz de nós quem somos e que constitui a nossa identidade cultural, na pluralidade e complementaridade de expressões. Só por isso vale a pena olhar os belos monumentos do passado, não como pedras mortas pelo tempo, mas espelhos da vida que fomos, somos e projectamos.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.