(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Ana Alves vence prémio “Engenho e Arte” do concelho da Batalha

>Ana Alves vence prémio “Engenho e Arte” do concelho da Batalha

>Depois de Abrantes, Portalegre e Tomar, a exposição da II edição do concurso “Engenho e Arte” esteve patente na Batalha no início de Janeiro, na galeria Mouzinho de Albuquerque. Na sessão de inauguração, dia 5 deste mês, foi entregue o prémio à vencedora no nosso concelho, Ana Alves. Para além do respectivo diploma, a jovem artista de S. Mamede recebeu um prémio monetário de 2500 euros, destinado ao vencedor em cada um dos municípios aderentes. “Apesar de ter sido a única concorrente da Batalha, a artista superou claramente o patamar de qualidade exigido e é com toda a justiça que recebe este prémio pelo seu trabalho sobre a obra do Centro de Interpretação da Pia do Urso”, afirmou Carlos Conceição, representante do Grupo Lena para a organização deste evento.
Também o presidente da edilidade batalhense, António Lucas, destacou a qualidade da obra premiada e de todos os trabalhos em geral, considerando que “este concurso é uma mais-valia para a divulgação dos artistas locais e para o desenvolvimento cultural regional, já que alia a arte à observação do património construído”. O autarca referiu ainda que este concurso “é um bom exemplo do sucesso que se pode obter nas iniciativas em parceria entre o sector privado e o público”, neste caso com a descoberta de mais uma artista local, que foi já convidada a fazer uma exposição individual neste espaço”.
A mostra do “Engenho e Arte” segue entretanto pelos concelhos de Vila Nova de Gaia (17 a 25/01), Leiria (30/01 a 9/02), Évora (13 a 22/02), Ourém (27/02 a 8/03), Torres Novas (13 a 22/03) e Coimbra (1 a 11/04). De referir que os 90 trabalhos apresentados a concurso, nos formatos de pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia e instalação, serão também publicados em livro. Ao vencedor, a divulgar no encerramento do evento, será atribuído um prémio de 15 mil euros.
LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.