>Batalha soma 17 medalhas de ouro nesta época

>Batalha soma 17 medalhas de ouro nesta época

>

Escola de Patinagem Artística da UDB

A época ainda vai a meio, pois coincide com o ano civil, mas a Escola de Patinagem Artística da Batalha soma já 28 medalhas, sendo 17 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze.

Nesta secção da União Desportiva da Batalha (UDB) treinam cerca de 47 atletas, utilizando o pavilhão desportivo da vila. “Tudo corre sobre rodas”, afirma a treinadora Inês Amado, lembrando que este sucesso não é fruto do acaso: “preparar um atleta para competição requer muitas horas de trabalho, dentro e fora do ringue. É necessário trabalhar várias componentes, como a preparação física, técnica, artística e a mais complexa de todas… a psicológica”.

A treinadora refere que “para um atleta estar apto a competir em todas as categorias, são necessários em média cerca de 4 anos de treino”. E o trabalho tem de ser bem organizado. Por isso, logo no início da época, em Janeiro, é apresentado um documento de “Normas de funcionamento”, onde se indicam os deveres e os direitos de todos os intervenientes da Escola: atletas, direcção, equipa técnica e encarregados de educação. Depois, é apresentado um “mapa” como os objectivos e metas para cada um dos atletas, desde as provas em que irão participar até às classificações que pretendem obter. Só então começa a longa caminhada pelo mundo da competição da Patinagem Artística, “um trabalho complexo e de extrema exigência física e psicológica, pois são seis categorias diferentes para aprender e treinar”.

Actualmente, a UDB participa apenas em cinco categorias, mas a partir de 2011 entrará nas seis. No entanto, o trabalho pedido não deverá interferir com o sucesso escolar, já que “uma das regras é proibir de participar em qualquer tipo de evento desportivo da modalidade os atletas que apresentem rendimento escolar negativo”, afirma Inês Amado.

Assim que o atleta fica apto nos primeiros exames, pode iniciar a “competição”, começando pelas provas menos exigentes e com menos requisitos técnicos. Para além dos campeonatos distritais e nacionais, existem inúmeros torneios e competições particulares, que vão dando oportunidade aos mais novos de ganharem experiência no início da sua carreira desportiva na alta competição. Em média, cada atleta da Batalha participa em cerca de 7 provas por época.

Fruto deste método de trabalho, os prémios têm surgido com naturalidade, com vitórias consecutivas em todos os escalões (ver quadro anexo). Contente com este sucesso, a treinadora apenas lamenta “não ser possível termos mais horas de pavilhão disponível, pois se apenas com 9 horas semanais conseguimos alcançar bons resultados a nível nacional, será muito difícil com estes tempos pensar num nível internacional”.

A Escola da Batalha prepara-se agora para os vários estágios e competições internacionais que irão decorrer até final do ano. A próxima prova será a Taça de Leiria, que irá decorrer nos dias 16 e 17 de Outubro. Apenas sete atletas serão convocados para integrar a equipa que irá representar a UDB.

Luís Miguel Ferraz

Gala em perspectiva

Um dos projectos que está a ser idealizado por esta secção da UDB é uma Gala da Patinagem da Batalha. “Andamos a tentar arranjar um local para realizar esse evento, que desejamos realizar com muito nível, do género «Globos de Ouro», para distinguirmos todos os atletas”, adianta Inês Amado. Ainda sem uma solução, a Escola deseja encontrar um espaço digno e económico, pois os fundos são muito escassos. Quanto ao formato da gala, a treinadora projecta uma recepção especial aos atletas, incluindo um “espaço media” para entrevistas, autógrafos e fotos, um serviço de jantar requintado e a cerimónia de entrega de troféus, diplomas e distinções especiais aos atletas e equipas de Show. “Talvez seja um sonho muito alto, mas vamos tentar concretizá-lo lá para Outubro… e iremos convidar os que apoiam este desporto, os pais e familiares dos atletas, mas também as pessoas que não apoiam por acharem que a patinagem não é desporto”, refere a responsável.

Deixamos os contactos para apoios ou pedidos de informação sobre a modalidade: telefones 912792225 e 922166926 e e-mail udb_patinagem@hotmail.com

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.