Casta de uvas Grenache
José Jordão Cruz | Engenheiro Técnico Agrário
Já temos uma encomenda desta casta de uvas tintas para a plantação do próximo ano de 2013, para a zona de Alpiarça. É uma casta que se adapta bem em solos arenosos, calcários, graníticos. É também uma casta que suporta climas secos e quentes, de preferência bem drenados, podendo ser solos fracos no que respeita aos seus nutrientes.
Esta casta, que produzimos em parceria com multiplicadores da nossa vizinha Espanha, é proveniente da região litoral da Catalunha, segundo dados recolhidos, sendo “uma das mais cultivadas no mundo, mas também das menos conhecidas”. Este paradoxo, pouco compreensível, deve-se ao facto de ser uma casta sem problemas, devido à sua versatilidade, quer em aguentar solos ligeiros e quentes, com altas temperaturas, quer produzindo vinhos com elevado grau, vinhos rosés, de sobremesa e de mesa. São em geral vinhos aromáticos com baixa acidez e poucos taninos, segundo os enólogos.
O seu rendimento é fraco, mas dá bons lotes, como os famosos vinhos Rioja e Châteuneuf-du-Pape e “GSM”! Portanto, não é famosa como a Cabernet Sauvignhon, ou Merlot e outras, mas quase todos levam Grenache.
Como é uma casta com vigor, tem de ser bem podada, nomeadamente a desponta, pois o seu abrolhamento é precoce e longo, continuando a crescer até à vindima.