(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Celebração campal em São Bento: Festas apenas com Missa

Celebração campal em São Bento: Festas apenas com Missa

Como é sabido, continuam suspensas todas as actividades que provoquem ajuntamentos de pessoas, bem como procissões, festas, convívios e outras iniciativas onde não seja possível garantir o estrito cumprimento das normas de segurança definidas pelas autoridades de saúde, nomeadamente, o distanciamento.
Na paróquia da Batalha, como em todas as outras, foram canceladas as festas de Verão, tendo sido decidido não se realizar qualquer evento além da Missa dominical normal das comunidades.
Assim, a festa do Senhor dos Aflitos, agendada para o primeiro fim-de-semana de Agosto, foi assinalada apenas com a presença na Missa do domingo dos festeiros que a fariam, os nascidos em 1980.
Entretanto, no final de Agosto, a paróquia decidiu permitir o alargamento da celebração à possibilidade de Missa campal, desde que cumpridas as referidas normas, e a realização de uma procissão sem pessoas, com a imagem da Padroeira pelas ruas do lugar. Foi o que fizeram em São Bento, no último domingo daquele mês, os festeiros de Nossa Senhora da Esperança, os nascidos em 1970 e em 2000.
Embora a organização destas duas festas seja assumida por grupos etários aniversariantes em cada ano, assumiu-se que continuam em funções as comissões constituídas, pois tinham já feito muito da sua preparação. Segundo as comissões as igrejas da Golpilheira e de São Bento, “assim que possamos voltar aos nossos arraiais e à vida normal, serão realizadas reuniões com todos os envolvidos, para decidir a melhor forma de proceder”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.