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Empreendedores: qual é a melhor altura do ano para promoções?

Empreendedores: qual é a melhor altura do ano para promoções?

Quem tem um negócio ou está a pensar criar um tem sempre em vista a possibilidade de aumentar as suas vendas e, consequentemente, a faturação. Para este efeito, não há nada melhor do que promoções, especialmente numa altura em que os consumidores pensam sempre duas e três vezes antes de comprarem algo.

Tal como indicam os números de vendas relativos a grandes momentos promocionais, como é o caso da Black Friday, estas são alturas importantes para as empresas, mas qual será a melhor altura do ano para promoções?

Photo by Tamanna Rumee | Pexels
Qual a melhor altura do ano para uma marca fazer promoções?

Segundo estima um estudo realizado pela startup Blackfriday.pt em parceria com a consultora GFK, para a Black Friday 2023, 72% dos consumidores portugueses conta gastar, em média, 290 euros, um valor superior em 11% ao que aconteceu no ano passado.

Já 30% admite gastar menos de 100 euros, 24% tenciona despender mais de 300 euros e 11% ainda não sabe quanto gastará.

Este estudo também nos diz que cerca de 63% dos consumidores revelam-se ansiosos pela Black Friday para aproveitarem os descontos e um terço afirma, inclusive, já estar a pesquisar pelas ofertas mais em conta.

Esta aposta na Black Friday por parte dos consumidores portugueses poderá vir a gerar uma receita global entre 120 a 130 milhões de euros, dinheiro que nenhum negócio enjeita.

Como já devem ter constatado, a Black Friday é um período de excelência para levar a cabo promoções, mas não é o único.

O Natal, altura em que o consumo aumenta de forma exponencial, é outro deles. De acordo com os dados da REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, no período natalício do ano passado, a faturação dos negócios proveniente de pagamentos com cartões aumentou 25% face a 2021, com os consumidores a gastarem, em média, 231 euros (+24 euros do que em 2021).

Ao Natal junta-se a Páscoa, momento em que muitos portugueses aproveitam para tirar férias dentro do país e os grandes almoços que juntam toda a família são regra. Tudo isto tem custos e acaba por estimular o consumo.

Segundo o relatório REDUNIQ Insights relativo à Páscoa de 2022, a faturação dos negócios cresceu 16% com as categorias da Hotelaria, Restauração e Supermercados a registarem, respetivamente, 10%, 14% e 26%.

Estas são três alturas ideais para levar a cabo promoções no seu negócio, mas também não deve descurar a passagem de ano (dependendo da natureza do negócio: entretenimento, restauração e hotelaria são as que mais faturaram neste período), o verão, especialmente agosto, e o aniversário da sua marca, altura em que deve apostar forte em descontos e promoções que devem ser devidamente publicitadas nas redes sociais e em meios de comunicação social locais ou nacionais.

Antes de finalizarmos este artigo, é importante sublinhar a importância de preparar o seu negócio para a maior afluência de clientes nos momentos em que promove promoções, já que um checkout lento e desadequado aos hábitos de pagamento dos consumidores pode levar a que não fature tanto como desejava.

Neste sentido, valemo-nos, novamente, do relatório REDUNIQ Insights para lhe dizer que o meio de pagamento “estrela” nos pagamentos presenciais é o contactless. Segundo os últimos dados desta solução de conhecimento da UNICRE, os pagamentos contactless com recurso a cartões, smartphones e wearables já têm um peso de 56% na faturação dos negócios portugueses e representam 71% das transações em estabelecimentos de retalho.

Estas preciosas informações levam a que se considere, cada vez mais, um terminal de pagamentos contactless como uma ferramenta indispensável para qualquer retalhista que quer ver o seu negócio crescer.

Neste sentido, a REDUNIQ, especialista no desenvolvimento de meios de pagamento inovadores, ajuda os retalhistas a prepararem-se para faturarem mais com as soluções TPA Easy, Smart e Soft.

Enquanto o REDUNIQ Easy permite que sem custo de adesão, período de fidelização ou receita mínima, o seu negócio aceite pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, contactless, MB WAY, Apple Pay e Google Pay, o REDUNIQ Smart surge como um terminal de pagamento automático Android que, além de permitir que uma loja física aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam o negócio e lhe vão permitir ganhar uma nova mobilidade.

Por último, e porque falamos de mobilidade, a digitalização dos pagamentos presenciais ganhou um novo aliado com o lançamento do inovador REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que o seu negócio aceite pagamentos de forma simples e rápida por QR Code, NFC ou Contactless, onde e quando quiser, através de uma App no seu smartphone, sem precisar de um TPA físico.

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