Encontro vicarial na Batalha: Catequistas precisam de alegria

Cerca de seis dezenas de catequistas da vigaria da Batalha participaram num encontro de formação sobre a carta pastoral “Catequese: a alegria do encontro com Cristo”, da Conferência Episcopal Portuguesa, no passado dia 19 de Janeiro.

O encontro foi orientado pelo diácono Paulo Campino, director do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém, que sublinhou a importância das palavras “alegria” e “encontro” para o sucesso da evangelização. “Com espírito de serviço, responsabilidade e testemunho alegre de quem já se encontrou com Cristo, o catequista será bem-sucedido na sua missão”, afirmou, lembrando que “o papel do catequista é fundamental, mas terá de ser Cristo o verdadeiro centro da catequese”.

Em tom bem-humorado e com exemplos práticos da sua própria experiência, o orador sublinhou que “mais do que conhecer e saber fazer, é importante ser”, numa referência ao exemplo de vida humana e cristã que “convence mais do que quaisquer palavras ou tecnologias inovadoras”. Sendo todas as dimensões importantes, o desafio é encontrar o equilíbrio entre “a cabeça, o coração e as mãos”, isto é, entre a razão, a emoção e a acção que deverá entrar numa sessão catequética. Mas nunca esquecer de um aspecto fundamental do testemunho: a alegria.

Marcado pela alegria foi o início do encontro, com a actuação do recém-formado grupo coral da Escola de Música da Batalha. E igualmente o foi o convívio em que os participantes terminaram a noite.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.