(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Carnaval no Concelho

Carnaval no Concelho

Fernando Alvim vem animar

Na Batalha, o Carnaval também são três dias

São várias as iniciativas promovidas e apoiadas pelo Município da Batalha para o próximo fim-de-semana de Carnaval, procurando oferecer um leque variado de diversões aos diferentes públicos. Serão três os momentos centrais, em três dias diferentes.

Na sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, os principais protagonistas serão as crianças e os idosos. Os mais novos andarão em desfile de mascarados pelas ruas da vila, a partir das 10h30, esperando-se uma participação a rondar as 800 crianças. Também pelas ruas da Golpilheira deverão andar durante este dia as crianças do nosso jardim-de-infância e da escola do 1.º ciclo da freguesia. Os mais velhos terão um baile de máscaras a eles especialmente dedicado, às 14h30, na tenda coberta instalada na zona desportiva da Batalha. Haverá prémios para os melhores mascarados, estando prevista a participação massiva dos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho.

O dia com maior e mais alargada participação será, no entanto, o domingo 26 de Fevereiro, em que se realiza o tradicional corso de grupos e carros alegórico pelas ruas da vila. Inicia-se às 15h00, na zona desportiva da Batalha, com larga participação das associações e das escolas concelhias, num número superior a 500 figurantes. Entre eles estarão três grupos vindos da Golpilheira, nomeadamente, o Centro Recreativo e as Comissões das Igrejas da Golpilheira e de São Bento. Para ajudar à animação, a autarquia contratou alguns grupos de música de rua, que integrarão o desfile.

Recordamos que as melhores participações, nas categorias de “carros alegóricos” e de “conjuntos” serão premiados pela Câmara Municipal, com o intuito de valorizar o trabalho e a dedicação das colectividades nesta actividade.

E como o Carnaval são três dias, como diz o ditado popular, na noite de segunda-feira, dia 27, voltará o ambiente de festa com uma da tenda electrónica com entrada livre, no mesmo espaço montado na zona desportiva da vila. Com organização entregue ao Centro Cultural e Desportivo da Quinta do Sobrado e Palmeiros, o cartaz tem como convidado especial o animador e radialista Fernando Alvim, acompanhado pelo DJ Nuno Fernandez.

 

Domingo de festa no CRG

Como referimos, são três os grupos que participam da freguesia da Golpilheira. Do Centro Recreativo, há já muitos anos que é habitual uma animada e numerosa presença, sendo de sublinhar o 1.º prémio conquistado no ano passado na categoria de “conjuntos”.

Quem também arrecadou um prémio – o 2.º lugar na categoria de “carros alegóricos” – foi a participação da Comissão da Igreja da Golpilheira. Foi a primeira vez que se inscreveu um grupo desta comissão, tal como aconteceu pela Comissão da Igreja de São Bento, ambos representando a Comunidade Cristã da Golpilheira (CCG). Dada a experiência positiva, a CCG resolveu inscrever ambos os grupos de novo este ano, visando promover a união e o convívio entre os membros da comunidade, mostrando que os cristãos devem estar presentes nos eventos sociais, onde podem dar testemunho da sua alegria e sã convivência. Por outro lado, será mais uma ajuda para a angariação de fundos para as obras da igreja de Nossa Senhora de Fátima, cuja dívida ainda ronda os 100 mil euros.

E com tudo isto serão umas duzentas pessoas a ir da Golpilheira participar no Carnaval da Batalha como figurantes. Além destas, irão mais umas centenas, com certeza, para apreciar o desfile. Daí que tenha surgido a ideia de organizar um convívio no final do corso, para todos poderem continuar em ambiente de festa. Assim, o encontro é aberto a todos os interessados, no Centro Recreativo da Golpilheira, onde haverá serviço de sopas e petiscos para o jantar e música carnavalesca para a folia.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.