(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Novo Ano Pastoral dedicado à restauração da Diocese

Novo Ano Pastoral dedicado à restauração da Diocese

Estamos a caminhar para o fim de Agosto. É altura de começarmos a pensar no novo Ano Pastoral 2017-2018. A abertura oficial está marcada para o dia 8 de Outubro, mas, antes disso, irão realizar-se já algumas actividades.

O Ano Pastoral de 2017-2018 será marcado pela celebração do centenário da restauração da nossa diocese de Leiria-Fátima. Foi criada a 2 de Maio de 1545, suprimida a 30 de Setembro de 1881 e restaurada a 17 de Janeiro de 1918. Durante este ano pastoral, iremos ter, certamente, muitas ocasiões para conhecermos os momentos mais significativos da sua história.

Para já, registemos alguns acontecimentos mais significativos:

30 de Setembro – Encontro Diocesano de Catequistas, em Fátima.

8 de Outubro – Dia Anual da Diocese.

21 de Janeiro – Centenário da Restauração da Diocese de Leiria-Fátima.

14 de Fevereiro – Quarta-feira de Cinzas.

11 de Março – Peregrinação da Vigararia da Batalha à Sé Catedral-Leiria.

18 de Março – Peregrinação Diocesana a Fátima

1 de Abril – Páscoa.

29 de Abril – Celebração do sacramento da Confirmação ou Crisma.

6 de Maio – Festa da Primeira Comunhão, na Batalha.

27 de Maio – Festa da Santíssima Trindade

31 de Maio – Festa da Corpo de Deus.

31 de Maio – Festa da Comunhão Solene na Batalha.

15-17 de Junho – Festa Diocesana da Fé, em Leiria-

Na devida altura, serão fornecidas as orientações necessárias para a conveniente participação nestes acontecimentos. A nível paroquial, iremos reunir, logo que possível, o Conselho Pastoral Paroquial, para programarmos as actividades mais relacionadas com a nossa paróquia.

Inscrições na catequese

As crianças que virão este ano para a catequese pela primeira vez deverão fazer, logo que possível, a sua inscrição. Pedimos aos pais destas crianças que procurem, nos vários centros de catequese da paróquia, os impressos próprios, os preencham na íntegra, com letra bem legível e os vão entregando no Cartório Paroquial ou em qualquer Missa da paróquia.

In Ecos do Domingo

 

Comunidade Cristã da Golpilheira

Publicamos acima as indicações do pároco, no último boletim paroquial, para o ano pastoral que se iniciará em Outubro. Será importante fixarmos as datas que nos implicam a todos, a nível paroquial, para participarmos activamente nessas actividades paroquiais, bem como nas que são de dimensão diocesana. Só assim poderemos viver intensamente a nossa experiência de Igreja que é um corpo unido, tendo no Bispo o pastor, em união com o Papa, e tendo no pároco o seu representante mais próximo.

Ainda assim, a própria Comunidade Cristã da Golpilheira tem também algumas iniciativas que resultam do seu próprio dinamismo e que atempadamente iremos informando.

Para já, temos à porta a festa de Nossa Senhora da Esperança, em São Bento, no primeiro fim-de-semana de Setembro (ver última página). Ainda no mês de Setembro, no domingo 24, iremos procurar fazer uma bonita festa com o padre João da Felícia, pelos seus 50 anos de sacerdócio e 80 anos de vida.

À partida, a abertura do Ano Pastoral e da catequese será no domingo 8 de Outubro, em união com a Paróquia e com a Diocese, que nesse dia iniciam também as suas actividades pastorais.

A Comissão da Igreja

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.