(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>166 – Voz de Vós

>166 – Voz de Vós

>Páscoa
Por Vanessa Silva

Nesta epóca de Páscoa fomos questionar dois idosos sobre as tradições que, antigamente, eram realizadas, aqui ficam os seus testemunhos.

Aurora Santos – 77 anos
Antigamente era muito diferente, não é como agora que se tem tudo… Naquele tempo, no Domingo de Páscoa, a minha mãe matava uma galinha e fazia-se uma canja e era o que todos comiam, uma galinha dava para a família toda.
No dia da Visita Pascal, era uma alegria, era um dia de festa, porque o “Senhor” ia entrar nas nossas casas… Todos tinham que ficar em casa nesse dia, a família toda junta à espera da visita do “Senhor”! Quando o padre entrava em nossa casa, todos se ajoelhavam, como sinal de respeito, e era assim que beijávamos o “Senhor “. O padre trazia-nos amêndoas e cada casa dava uma galinha… Um dos homens que acompanhava o padre levava um burro com dois cestos grandes, onde iam colocando as galinhas. Quando enchiam, iam descarregá-lo e depois voltavam… Num dia juntavam muitas galinhas!
E era assim… Depois da semana da Páscoa, também se usava dar uma “pensão” ao padre, as pessoas davam milho, feijão e outros bens alimentares.

Luís Silva – 81 anos
Olha, quando eu era pequenito, com uns dez anitos, lembro-me que comíamos uma canja ou carne de porco, tudo criado lá em casa… Não havia amêndoas com a fartura que há agora, tínhamos uma ou duas e já era uma sorte!
Quando o senhor prior vinha a casa, era uma festa… toda a gente estava em casa reunida à espera! Era um dia de alegria! Mesmo as pessoas que estavam na rua, o senhor prior ia ter com elas para beijarem o “Senhor”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.