(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Alegria no regresso às aulas

>Alegria no regresso às aulas

>

Cada vez menos crianças

O regresso às aulas no nosso Concelho, à semelhança do que aconteceu um pouco por todo o País, decorreu no passado dia 13 de Setembro. Nota dominante, o menor número de alunos, dado o decréscimo populacional que se agrava de ano para ano em Portugal. O ano passado eram mais de um milhão e meio os alunos portugueses, agora não chegam a um milhão. No concelho da Batalha, eram cerca de três mil estudantes em 2009, mas em 2009 são apenas 1973 no ensino público. Na Golpilheira, eram 59 (25 meninos e 34 meninas) a frequentar a escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico em 2009, menos 7 do que em 2008, e o número voltou a descer em 2010, com apenas 46 crianças (18 meninos e 28 meninas), menos 13 do que no ano passado.
Também o Jardim-de-Infância da Golpilheira abriu as portas neste dia, com 31 crianças (19 meninos e 12 meninas) dos 3 aos 5 anos, menos 3 do que em 2009. Estão divididos em duas salas, uma a cargo da educadora Dora Felizardo e outra ainda sem educador atribuído, provisoriamente ao cuidado da professora primária Susana.
Assim, no total, as instituições de ensino da nossa freguesia acolhem 77 educandos, sendo 37 meninos e 40 meninas, quando em 2009 eram 93 (43 meninos e 50 meninas). São menos 16 alunos no total.
Se a curto prazo esta realidade nos causa alguma preocupação, no futuro poderá vir a tornar-se um verdadeiro drama a nível nacional, com uma sociedade envelhecida, sem crianças e jovens em número suficiente para garantir o equilíbrio demográfico e mesmo a sustentação dos seus familiares mais idosos. Cada vez é mais evidente a necessidade de medidas de apoio às famílias e à natalidade, já que as dificuldades são cada vez maiores para quem tem mais do que um ou dois filhos. O que verificamos é uma quase contraditória política de promoção da desagregação familiar, de formas mais egoístas e menos estáveis de união entre as pessoas, e uma carga fiscal muito agravada para os núcleos familiares mais numerosos. Esperamos que não seja tarde demais, quando acordarmos para as consequências desta realidade, talvez quando já haja pouco remédio, e sintamos na pele o preço das nossas actuais opções de vida.
Mas voltemos à escola…

Com alegria e tranquilidade
À excepção da já referida falta de um educador no jardim-de-infância, o restante quadro de docentes e auxiliares estava completamente preenchido, com condições para que este início de ano fosse tranquilo.
De registar, neste campo, a mudança de docente na turma que transitou do 1.º para o 2.º ano, tendo saído a professora Nathalie Neves, substituída pela professora Lília Miranda. Desejamos à Nathalie votos de muito sucesso pessoal e profissional, com a gratidão pelo dedicação que teve com os nossos alunos no ano passado. À nova professora damos as boas-vindas, esperando que o trabalho corra da melhor forma e que se sinta feliz na nossa escola.
A todos, educadores e educandos, um bom ano escolar, sempre com a alegria que tinham neste primeiro dia!

Obras na escola-sede do agrupamento
Como temos já referido, a Escola Mouzinho de Albuquerque, sede do Agrupamento de Escolas das Batalha, deverá entrar em obras no início do próximo ano. Por outro lado, de acordo com as novas orientações do Ministério da Educação, toda a estrutura do agrupamento está agora centralizada numa única entidade gestora, incluindo o pré-escolar, os 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ainda o secundário.
Estas situações provocaram alguma instabilidade neste início de ano lectivo, nomeadamente, na capacidade de atendimento e resposta aos pais, até porque as equipas de direcção e coordenação ainda não estão constituídas.
Helena Pintor, presidente da Comissão Administrativa Provisória, lamenta alguma falta de pessoal auxiliar e espera que entretanto a situação venha a estabilizar-se para uma gestão equilibrada deste “mega-agrupamento”.
Também Nuno Monteiro, presidente da Comissão de Pais, tem mostrado alguma apreensão quanto ao funcionamento das estruturas provisórias de gestão, defendendo que “acima dos interesse económicos da gestão do pessoal esteja sempre o bom aproveitamento das nossas crianças”.
Resta-nos confiar que, a breve prazo, todas essas situações sejam normalizadas e que o início das obras seja acompanhado de um adequado plano de funcionamento, que permita o funcionamento regular e em boas condições das actividades lectivas.

Reunião de Pais
No passado dia 24 de Setembro, realizou-se na escola da Golpilheira a primeira reunião de pais e professores. Tendo em vista o bom fruto do trabalho lectivo, espera-se a melhor colaboração de todos, pois é imprescindível para isso o acompanhamento regular por parte dos pais.
Nesse sentido, os professores apresentaram os programas, calendários e listas de material escolar, bem como os procedimentos regulamentares e algumas normas a cuidar já em casa. É o caso da boa alimentação matinal e do cumprimento rigoroso dos horários de sono que garantam o repouso necessário ao bom rendimento das crianças. E é também o caso da “boa educação”, que deve ter em casa o seu primeiro e essencial espaço.
Na reunião foram ainda eleitos novos dirigentes da Associação de Pais.

Batalha alarga distribuição de fruta ao pré-escolar
O Município da Batalha aderiu no passado ano lectivo ao Regime de Fruta Escolar, instituído pela Portaria 1242/2009, que determina a distribuição semanal de fruta aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Este ano, a autarquia decidiu alargar a distribuição gratuita aos alunos do pré-escolar, assumindo integralmente essa despesa.
Assim, todas as crianças que frequentam os estabelecimentos públicos do 1.º CEB e os jardins-de-infância irão receber fruta certificada, fora das refeições e duas vezes por semana, prevendo-se a distribuição de cinco qualidades de fruta.
É objectivo da autarquia da Batalha “contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens, com uma clara mensagem para o combate da obesidade”. Por outro lado, é um estímulo à produção agrícola local, já que a fruta será proveniente de agricultores do conce lho da Batalha.
Aponte-se ainda que este regime prevê medidas de acompanhamento e acções que visem promover o consumo de fruta pela população escolar, a implementar pelos Estabelecimentos de Ensino.

Atribuição e renovação de bolsas de estudo
O período de apresentação das candidaturas/renovações para a atribuição de Bolsas de Estudo pelo Município da Batalha decorre de 1 de Setembro a 15 de Outubro, de acordo com o Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo.
O requerimento e o formulário de candidatura, depois de devidamente preenchidos, deverão ser entregues no edifício dos Paços do Município, acompanhados dos documentos comprovativos das condições de acesso a este apoio social. Para ter acesso a esta documentação, os candidatos devem dirigir-se à Câmara Municipal ou visitar a área de Educação / Bolsas de Estudo existente no endereço www.cm-batalha.pt.
Lembramos que podem candidatar-se a estas bolsas os estudantes residentes no concelho da Batalha que se encontrem matriculados no ensino superior.
Info: 244769110 ou redesocial@cm-batalha.pt.

Texto e fotos
Luís Miguel Ferraz

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.