O pároco da Batalha, padre Armindo Ferreira, está anunciar à paróquia, nomeadamente, através da página de facebook da paróquia, o cancelamento de todas as celebrações previstas, incluindo as “24 horas para o Senhor” nos moldes em que tinham sido mantidas no último boletim Ecos do Domingo.
Assim, convida-se cada um a fazer a sua adoração em casa, frente a um crucifixo ou imagem, podendo usar este esquema.
Sendo previsível a continuidade deste cenário de calamidade por várias semanas, está também previsto o cancelamento das celebrações de Primeira Comunhão, Comunhão Solene e Crisma, agendadas para Maio. O pároco já reservou a data de 8 de Novembro como alternativa para o Crisma, ainda dependente da aprovação do bispo diocesano. Outras festas ficarão em suspenso até nova comunicação.
Para ver as últimas recomendações, poderá consultar aqui o Ecos do Domingo desta semana.
Recordamos que o Governo, ao abrigo do Estado de Emergência, já confirmou a proibição de todas as celebrações religiosas que impliquem aglomeração de pessoas. Quem desejar conhecer em concreto as determinações legislativas, poderá ver aqui o Decreto-Lei de 20 de Março de 2020.
As comunhão solene foi cancelada?
Para já, é a única data que se mantém. Mas não é certo ainda que seja a 24 de Maio. Vai depender de como estará na altura o controlo da pandemia. A primeira comunhão, sim, já mudou para 28 de Junho.